A AEELVAS viu aprovada em 2022 uma candidatura designada por “Parcerias transfronteiriças EURES e apoio e cooperação EURES em mobilidade intra-EU para países da CEE e parceiros sociais (ESF-2021-EURES-CBC)” que foi apresentada Comunidade Europeia, cujo principal objetivo é facilitar e melhorar a mobilidade laboral e tudo o que isso implica entre regiões fronteiriças da EU. Este projeto em particular tem o seu foco de atuação na Extremadura Espanhola e no Alentejo.
A AEELVAS está a executar com os diversos parceiros do projeto “ Eures Transfronteiriço Extremadura-Alentejo 2022-2024”, várias temáticas de trabalho; SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES E CONSELHOS PARA EMPREGADORES TRANSFRONTEIRIÇOS, Materializado através da realização de seminários ou workshops de informação dirigidos aos empregadores, sobre oportunidades no mercado de trabalho transfronteiriço, fiscalidade e segurança social.
A outra temática a desenvolver seria a dos SERVIÇOS DE CORRESPONDÊNCIA DE TRABALHO E PESQUISA NO MERCADO DE TRABALHO CROSSBORDER através da intermediação de gestão de ofertas de emprego pretende-se dar prioridade á gestão transfronteiriça qualquer oferta de emprego registada na Extremadura ou no Alentejo que possa ser valiosa para candidatos com mobilidade transfronteiriça.
A colaboração na intermediação de ofertas de emprego entre empregadores e candidatos a emprego no espaço transfronteiriço, é uma atividade perfeitamente alinhada com a anterior e que exige a procura de captação de ofertas de emprego para a região transfronteiriça e que pode ser divulgada através desses canais.
Acreditamos que esta é uma oportunidade muito interessante que não deve perder, contamos com a sua participação nos webinars a realizar, que serão divulgados oportunamente. Para mais informações contacte a AEELVAS, através do telefone 268626062 ou 939023028 e para e-mail geral@aeelvas.pt.
ATIVIDADES PROPOSTAS PARA AS TEMATICAS PT3 E PT4
Pacote de Trabalho 3: SERVIÇOS DE INFORMAÇÕES E CONSELHOS PARA EMPREGADORES TRANSFRONTEIRIÇOS
3.1 – Seminários ou workshops de informação dirigidos aos empregadores, sobre oportunidades no mercado de trabalho transfronteiriço, fiscalidade e segurança social.
Utilização das novas tecnologias de informação (Webinares), dirigidos a empregadores sobre oportunidades de recrutamento transfronteiriço e sobre questões relacionadas com a mobilidade de trabalhadores transfronteiriços. Esta ação pode ser coordenada com as outras Associações Empresariais de ambos os lados do espaço transfronteiriço. A ideia seria realizar um ou vários Webinares na Cresem, ACIPS/NEAA, NERE, NERPOR.
Recursos; Contratação de especialistas sobre as questões relacionadas com a mobilidade de trabalhadores transfronteiriços, nomeadamente na área fiscal e da segurança social para a criação de conteúdos digitais, equipamento informático e internet.
Atividades: 2 WEBINARES por parceiro no decurso do projeto para os empregadores e para os trabalhadores sobre as questões relacionadas com a mobilidade de trabalhadores transfronteiriços.
Atividades: Criação de uma área no próprio website do parceiro e dinamização das redes sociais com informação relevante para o mercado de trabalho transfronteiriço. Criação de mailing list, anúncios na radio e artigos jornais regionais digitais, banners.
Pacote de trabalho 4: SERVIÇOS DE CORRESPONDÊNCIA DE TRABALHO E PESQUISA NO MERCADO DE TRABALHO CROSSBORDER
4.1 – Intermediação de gestão de ofertas de emprego: pretende-se dar prioridade à gestão transfronteiriça de qualquer oferta de emprego registada na Extremadura ou no Alentejo que possa ser valiosa para candidatos com mobilidade transfronteiriça.
A colaboração na intermediação de ofertas de emprego entre empregadores e candidatos a emprego no espaço transfronteiriço, é uma atividade perfeitamente alinhada com a anterior e que exige a procura de captação de ofertas de emprego para a região transfronteiriça e que pode ser divulgada através desses canais.
Recurso humanos internos das entidades parceiras para procura ou captação de ofertas de emprego por parte das empresas para posterior divulgação, viatura e estimativa de Kms.
Atividades: Efetuar contactos e visitas com os empregadores da região no sentido de se captarem ofertas de emprego.
4.2 – Atendimento pós-colocação, acompanhamento e acompanhamento dos resultados das contratações. As atividades de medição de impacto serão desenvolvidas por meio da implementação de pesquisas pós-colocação que servem para agrupar dados de impacto e oferecer serviços de qualidade.
Apoio na intermediação com as entidades empregadoras e públicas no que se relaciona com a atividade laboral transfronteiriça, quer para o trabalho e as condições em que são executados, bem como para aspetos burocráticos relacionados com a mobilidade transfronteiriça, cartões de segurança social, cartões de saúde, inscrição na Autoridade Tributária, etc.
Apoio aos trabalhadores e empregadores e seus familiares diretos no domínio das ações de mobilidade transfronteiriça. Relatório final do período de implementação de 24 meses
Recurso humanos internos das entidades parceiras para o apoio nas ofertas de emprego por parte das empresas e acompanhamento aos trabalhadores no decurso da sua atividade laboral, viatura e estimativa de Kms.
Observação: Na área de gestão e coordenação de atividades, devem ser organizadas reuniões semestrais para acompanhar a evolução do projeto e o desenvolvimento das suas atividades, correções e ações de acompanhamento e sua evolução. Sendo quatro semestres de duração de projeto entendemos realizar 4 encontros em dois anos, dois na Extremadura (SEXPE e CRESEM) e dois no Alentejo (NERE e IEFP).